Neurocienstista da Rede CpE publica artigo sobre predição de linguagem por imagens cerebrais

O neurocientista integrante da Rede CpE Augusto Buchweitz da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) publicou um artigo de revisão no Jornal de Pediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria sobre o desenvolvimento da linguagem no cérebro com base nas as novas informações sobre função cerebral obtidas pela neurociência cognitiva.

O artigo  vai além da descrição da associação entre linguagem e áreas específicas do cérebro e defende a possibilidade de predizer os resultados de linguagem por meio de dados de imagens cerebrais. O objetivo é tratar das evidências atuais sobre desenvolvimento da linguagem no cérebro e abordar a possibilidade de predição de resultados de linguagem.

Segundo o estudo, as imagens cerebrais  permitem a identificação de índices neurais (neuromarcadores) que refletem o desenvolvimento da linguagem típico e atípico, o que possibilita prever o risco de disfunções de linguagem.

Confira o artigo completo aqui.

Sobre o Autor

Avatar photo

Jornalista carioca guiada pela curiosidade e fascinada pela ciência. Especializada na cobertura de ciência, saúde, tecnologia e meio ambiente, atuou como repórter da Ciência Hoje durante maior parte de sua carreira. Na Rede CpE, toca a assessoria de imprensa e a produção de conteúdo.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado